Ir para o conteúdo

SPED: Sistema Público de Escrituração Digital. Saiba tudo sobre ele agora!

Sistema Público de Escrituração Digital

 

O mundo contábil é, sem dúvidas, uma caixinha repleta de informações valiosas. Para aqueles que não trabalham com essa área, torna-se difícil a compreensão de tantos termos pouco usuais no dia a dia fora da área. O SPED é um destes! Por isso, explicaremos a seguir o que é e como funciona esse sistema.

Você já ouviu falar dessa sigla? Neste artigo você entenderá tudo sobre o processo do SPED no ramo tributário, além de quais são as suas principais funções diante o Governo Federal e sua importância para a União.

Continue aqui e acompanhe o nosso conteúdo! Boa leitura.

O que é SPED?

Afinal, o que é SPED? A sigla significa Sistema Público de Escrituração Digital e esse serviço diz respeito à comprovação dos fiscos que os empresários são obrigados a declarar para o Governo Federal.

Em vez de realizar tudo manualmente, de maneira antiquada, os responsáveis pela empresa precisam buscar um contador e adquirir um certificado digital. Este será uma forma de assinar e comprovar todas as informações contábeis e fiscais do negócio pelo sistema de escrituração digital.

Ou seja, em vez de recorrer à Receita Federal ou outros órgãos, o Governo Federal disponibilizou esse método para facilitar a vida do empresário e para reunir todas as informações em um único lugar.

Quais as funções do SPED?

Para aqueles que ainda não entenderam muito bem como funciona o SPED, vamos explicar detalhadamente duas funções desse sistema, que são extremamente importantes para os empresários que querem manter a sua empresa em dia.

Vale a pena ressaltar que o acompanhamento de um profissional da área contábil é indispensável, sendo necessário contatá-lo neste momento.

Integração dos fiscos

Em primeiro lugar, o SPED é fundamental para realizar a integração dos fiscos. Em vez de o empresário enviar todas as informações contábeis de maneira separada, ele reúne todas no Sistema Público de Escrituração Digital e envia para os órgãos responsáveis.

Dentro desse serviço existem três destinos diferentes: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a Nota Fiscal Eletrônica. Todas elas são abrangidas pelo SPED.

Identificação de erros

Além disso, a adoção desse método pelo Governo Federal também foi uma maneira de identificar possíveis erros. Muitas vezes os empresários passam batidos por problemas de cálculos, falta de documentos e afins. Logo, o sistema identifica e evita uma dor de cabeça para ambas as partes.

É importante salientar novamente que o auxílio de um profissional que trabalha na área é fundamental. Mesmo que esse seja um procedimento no qual a União investiu para se tornar mais fácil, a ajuda de um contador é extremamente importante.

Conclusão

O SPED é um sistema que realiza a integração de fiscos e identifica processos que são lançados com erros, facilitando a vida dos empresários. Além de ser um benefício para os donos de empresas, ele também é uma forma de acelerar os procedimentos do Governo Federal e modernizar a área contábil brasileira.

Se você gostou do assunto, continue aqui e acompanhe outros artigos do nosso blog! E, caso precise de ajuda, entre em contato.

Role para cima