Você sabe a importância das demonstrações contábeis na sua empresa?
Atualmente, muitos empreendedores iniciam em seu ramo de trabalho e acabam cometendo o erro de não se inteirar sobre assuntos administrativos. Para que o setor financeiro, por exemplo, mantenha-se organizado, é importante ter em dia as demonstrações contábeis.
Por isso, para você, empresário, que não sabe o que são essas demonstrações contábeis, apresentaremos o que são esses documentos, além de como fazemos para aplicar no cotidiano de uma empresa e a importância deles para o funcionamento de seu negócio.
Continue a leitura e entenda a importância das demonstrações contábeis.
O que são as demonstrações contábeis?
Para iniciar a nossa discussão precisamos entender definitivamente o que são as demonstrações contáveis. Esse nome é dado para documentos criados pela empresa a fim de realizar o controle contábil e administrativo durante determinado período.
Assim, é possível elaborar uma dessas demonstrações juntando dados de um trimestre, por exemplo. O tempo é definido de acordo com a necessidade da empresa e pela urgência em ter nas mãos relatórios oficiais, que demonstrem como anda a parte contábil do negócio.
Portanto, podemos afirmar que esses documentos são essenciais para a manutenção administrativa e financeira de uma empresa de forma saudável e lucrativa. Sem isto podem surgir problemas nas contas do empresário, além de trazer incerteza quanto aos ganhos e perdas desse negócio durante certos períodos.
Como elas se aplicam nas empresas?
A aplicação desses documentos é obrigatória segundo a lei 6.404, lançada pelo Governo Federal em 1976. Essa medida visa registrar o fim de cada ciclo organizacional da parte administrativa do negócio e, consequentemente, prestar as contas daquele período.
Para isso, as demonstrações contábeis unem alguns registros que são essenciais e que não podem faltar na hora de elaborar toda a sua documentação. Ao total, somam-se seis arquivos: balanço patrimonial, Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC), Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e notas explicativas.
Juntando todos os documentos que falamos acima e conferindo os resultados apresentados nesses papéis, o setor contábil da empresa pode encerrar mais um período de trabalho e iniciar outro ciclo. Através desses recomeços, analisando os relatórios, é que surgem novos métodos para crescimento, fuga de crises, entre outras adversidades que permeiam o cotidiano da maioria das empresas.
Qual a importância de fazê-las?
A partir desses documentos elaborados é possível, primeiramente, manter-se em dia com as questões legais. O Governo exige que sejam realizadas essas demonstrações contábeis e que o empresário apresente à União que está com todos os registros atualizados e corretos.
Além disso, com toda essa documentação é possível fazer uma análise empresarial sobre o crescimento financeiro de uma empresa, as perdas que ela pode estar sofrendo ou até mesmo criar planos e estratégias de crescimento no mercado.
Portanto, a importância está não somente na obrigação de apresentar os documentos aos órgãos competentes, mas também da utilidade deles para deixar o seu negócio organizado, sendo uma ferramenta importante para a elaboração e alcance de novos objetivos. Ou seja, se informe e esteja sempre atento a elaboração das demonstrações contábeis do seu negócio.