Pequenos negócios recebem ajuda do Sebrae para atravessar crise do coronavírus
Fonte: AgroOlhar.com
Da Redação – Bruna Bom
21 Mar 2020 – 14:43
Foto: Divulgação
Diante de um momento econômico delicado onde o avanço do novo coronavírus (Covid-19) tem causado enormes prejuízos à economia global, e o avanço da doença no Brasil, o Sebrae Mato Grosso informou que está tomando medidas para minimizar os efeitos da pandemia nas micro e pequenas empresas.
Leia mais:
Frigoríficos reduzem efetivo e sindicato recomenda férias coletivas por prevenção contra coronavírus
O diretor superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, enfatiza que a palavra-chave agora é cooperação. De acordo com ele, o Sebrae Nacional e as regionais do Sebrae, presentes nas 27 unidades federativas do Brasil, estão trabalhando em conjunto para usar todos os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis para minimizar as consequências. “A economia do Brasil será afetada, mas certamente, os micro e pequenos empreendedores e os empreendedores individuais vão sofrer mais, em função das providências que estão sendo tomadas e que estão corretas”, avalia.
A diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, ressalta que cada demanda será analisada para poder dar a melhor assistência aos micro e pequenos empresários. “Por exemplo, sobre as consultorias presenciais, estamos entrando em contato com os nossos clientes para adiar ou reagendar ou fazer consultorias online. O importante é sempre evitar o acúmulo de pessoas no mesmo ambiente”.
Atento às recomendações dos municípios, que publicaram decretos interrompendo atividades, inclusive o funcionamento de estabelecimentos comerciais, o Sebrae também suspende por tempo indeterminado seus cursos, oficinas, seminários e palestras presenciais.
Os atendimentos do Sebrae continuam, porém apenas à distância e por meio dos canais de atendimentos remotos e digitais. Entre as alternativas disponíveis estão o “Fale com o Sebrae”, um chat online ou e-mail; a Central de Relacionamento, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30, pelo telefone 0800 570 0800; as redes sociais do Sebrae MT – Facebook e Instagram; e o WhatsApp do Sebrae MT (65) 9901-6167.
O atendimento presencial será mantido apenas em casos de urgência, com agendamento prévio por assunto e todas as medidas de segurança necessárias. Para isso, o procedimento a ser feito é entrar em contato com a Central de Relacionamento 0800 570 0800, verificar as datas e horários dos temas disponíveis e marcar o atendimento.
O Sebrae também disponibiliza um site exclusivo com informações, conteúdos e lives nas redes sociais para os empreendedores reagirem nesse momento de crise, que você pode acessar clicando AQUI. Com vários cursos online e gratuitos, essa é uma forma dos empreendedores desenvolverem habilidades em diversos temas de gestão e aplicar os conhecimentos para buscar soluções criativas para o negócio.
Vale ressaltar que, no Brasil, as micro e pequenas empresas respondem por 99% dos negócios. Em Mato Grosso, são 316,275 micro e pequenas empresas que precisam do apoio da sociedade. O diretor superintendente do Sebrae ainda destaca que é preciso estimular as pessoas a consumirem dos pequenos negócios. “A maior parte dos empregos gerados estão nas micro e pequenas empresas. Se elas entrarem em crise nós vamos ter um problema gravíssimo. Portanto, eu incentivo a sociedade a comprarem, preferencialmente, das micro e pequenas empresas da sua rua, do seu bairro, da sua cidade”, finaliza José Guilherme.
O superintendente do Sebrae MT complementa que a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras. “Tenho a convicção de que se tivermos juntos nós sofreremos menos e certamente vamos usar a criatividade do povo brasileiro para encontrar as melhores soluções”.