Ir para o conteúdo

O que é Due Diligence de Riscos e para que serve?

O que é Due Diligence de Riscos e para que serve?

 

 

Todo empreendedor sabe que para se desenvolver e aumentar o negócio é preciso assumir riscos. Caso contrário, não é possível explorar novos horizontes para descobrir oportunidades e agarrá-las. No entanto, usando as técnicas de due diligence (diligência prévia) é possível avaliar os riscos dessas oportunidades.

 

Due diligence é o processo de investigação das oportunidades existentes que o empreendedor aceitará para analisar os riscos envolvidos. Basicamente, é uma busca de informações para valorizar e fixar de maneira objetiva o custo final para a operação de aquisição, precificação de empresas ou até mesmo para identificar a real situação de um negócio,por meio de estudos, análises e avaliações detalhadas sobre uma empresa.

Porque fazer o Due Diligence

 

Ao desenvolver o due diligence, o empreendedor consegue obter dados importantíssimos sobre uma empresa, confira:

 

  • Sobre o posicionamento da empresa no mercado e sua representatividade no segmento que pertence;
  • Em relação à projeção de negócios para o futuro;
  • De identificação dos principais concorrentes e base de concorrência;
  • Sobre situação fiscal e contábil, e estratégias que precisam ser formuladas para evitar problemas financeiros;
  • Sobre os principais riscos envolvidos ao negócio e quaisquer outros fatores alarmantes.

Como acontece o Due diligence

 

Para realizar o due diligence são necessárias 3 análises fundamentais e 1 uma análise direcionada para obter um conhecimento claro sobre a situação de uma empresa antes de grandes investimentos,  aquisição ou fusão de organizações.

 

As 3 análises fundamentais

 

●     Análise Financeira

 

A primeira de todas as análises se resume na verificação de todos os dados financeiros da organização: fluxo de caixa, bens, ativos, passivos, dívidas, plano de negócios e todas as outras informações relacionadas com a gestão de finanças da empresa.

A partir das informações obtidas é possível avaliar o desempenho da empresa analisada.

 

●     Análise Fiscal Contábil

 

Nesta segunda etapa de análise, são investigados os passivos relacionados à impostos atuais e futuros. Para isso, são necessários profissionais especializados no código tributário das jurisdições aplicáveis que efetuam revisões minuciosas em todos os documentos fiscais.

 

●     Análise legal

 

A terceira e última análise fundamental tem o objetivo de garantir todos os fundamentos legais em uma possível transação. Para isso, são avaliadas áreas como: propriedades, empréstimos, financiamentos, pendências e estrutura legais da empresa.

 

Análise direcionada

A quarta e última análise necessária para fazer o Due Diligence busca avaliar os Riscos e Seguros no ponto de vista dos Riscos Materiais. Durante esta etapa é indispensável contar com a expertise de um consultor de seguros para identificar quais os tipos de operações serão realizadas de acordo com as exposições auditadas de sua natureza.

 

Durante esta análise, são abordados os seguintes pontos:

 

  • Risk Tolerance;
  • Histórico detalhado de todas as ocorrências de sinistro;
  • Zonas de risco naturais e não naturais;
  • Inclusões, exclusões, textos e cláusulas na apólice de seguro;
  • Validação de contratos de concessão que estão alienados nas políticas internas de Gestão de Risco.

 

 

Após feita essas 4 análises, o empreendedor que busca vender ou encontrar investidores para sua empresa tem o conhecimento da situação em que seu negócio se encontra e quais as alternativas disponíveis para desenvolvê-lo melhor, aprimorar os processos, resolver e evitar problemas. Além disso, o due diligence prevê e mensura os riscos que antes não haviam sido identificados e muitas vezes não considerados como um real problema.

 

Pronto! Agora você sabe o que é o Due Diligence e o motivo desta estratégias ser tão importante para empresas de todos os portes que pretendem avaliar, vender, aprimorar, investir ou integrar outras corporações em sua organização. Se quiser aprender mais sobre estratégias de negócio continue navegando no blog. Para tirar suas dúvidas basta entrar em contato.

Role para cima