Ir para o conteúdo

Confira agora os passos iniciais que são necessários para abrir a sua empresa

abrir sua empresa

Alcançar o objetivo de ter sua própria empresa é o sonho de grande parte dos brasileiros. Essa vontade pareceu crescer ainda mais durante a pandemia, quando muitas pessoas entenderam esse momento como uma oportunidade de oferecer seus serviços.

Porém, para dar o pontapé inicial em seu projeto, faz-se necessário muito planejamento e alguns passos importantes se você quiser que seu negócio represente algo duradouro e consistente no mercado.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos, de maneira segura, na busca da realização do seu sonho. Confira.

 

  1. Procure um contador ou escritório de contabilidade de sua confiança e com boas referências técnicas

Antes de qualquer coisa, contratar os serviços de um contador ou um escritório especializado, é primordial para iniciar sua empresa. Através deles, você poderá obter todas as informações necessárias para alinhar junto ao seu projeto.

Os serviços de assessoria contábil poderão contribuir com informações de grande relevância para um processo de tomada de decisão do empreendedor. Será feito uma avaliação das necessidades de obtenção das licenças exigidas pelos órgãos, de acordo com a atividade pretendida, os custos iniciais para o registro da empresa, uma opinião técnica quanto ao regime tributário que melhor se adeque à empresa e ao perfil do empreendedor, projeção dos encargos financeiros/trabalhista/tributários, entre outros esclarecimentos que o empreendedor possa vir a ter.

Recomendamos fortemente uma empresa contábil, pois, geralmente, elas contam com anos de experiência de mercado e podem oferecer um atendimento de qualidade. Caso deseje consultoria especializada, a RÜHLING Inteligência em Contabilidade conta com mais de 15 anos de mercado.

  1. Realize o contrato social

Escolha a melhor opção da Natureza jurídica para a atividade pretendida. O contrato social serve para definir quais serão os sócios, o nome empresarial “razão social”, endereço, objetivo da empresa, as participações de capital dos sócios e as diretrizes da empresa. Nesse momento, contar com a experiência e conhecimento técnico de um contador é providencial para a elaboração de um contrato, devidamente respaldado na legislação vigente, trazendo maior segurança ao empreendedor.

  1. Faça o registro na junta comercial

Depois de todas as definições estabelecidas, fazer o registro na junta comercial será o embrião para que a sua empresa venha a existir efetivamente. Após o registro, será gerado automaticamente o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. Entretanto, a legalização da sua empresa não estará totalmente pronta para exercer suas atividades ainda. Será necessário a obtenção das licenças e alvarás.

  1. Tenha um alvará de localização e funcionamento

Ainda que seu negócio seja digital, é necessário a obtenção do alvará de funcionamento. Nessa etapa, o contador ficará responsável pela elaboração dos processos necessários para a obtenção da inscrição estadual e alvará de localização e funcionamento. Na 1ª etapa do processo, fase de esclarecimentos de dúvidas, o contador já terá informado se a atividade pretendida apresentará a necessidade de outras licenças, que envolvam outros profissionais de outras áreas de atuação. Essas exigências são diferentes de prefeitura para prefeitura no processo de solicitação do Alvará de Localização e funcionamento.

  1. Obtenha a inscrição estadual

Pensou em agronegócio, indústria, comércios, importação, exportação ou serviços de transporte, tenha em mente a obrigatoriedade de obter a inscrição estadual. É através da inscrição estadual que a empresa é identificada quanto a regularidade para comercializar, emitir notas fiscais e apurar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

  1. Consiga licenças de regulação

Antes de iniciar as atividades da sua empresa é necessário obter algumas autorizações dos órgãos de fiscalização e regulação para começar a funcionar efetivamente. Os mais comumente solicitados são as licenças ambientais, sanitárias e as vistorias de cumprimento das normas de segurança.

Em todos os casos, é de extrema importância o auxílio de seu contador para que este te direcione corretamente sobre os processos.

Através de nossas dicas, em poucos passos, você viu como pode abrir sua empresa e iniciar o ano sendo dono do seu próprio negócio.

 

Role para cima