Acesso ao eCAC por certificado digital agora é apenas através do site do Governo Federal. O que muda com isso?
No mês de julho, o Governo Federal decidiu mudar a forma de acesso ao eCAC, integrando a plataforma ao site da própria união. Para isso algumas funções mudaram, sendo necessária mais atenção e pesquisa para entender como funciona no novo sistema.
Você sabe como funciona agora o acesso ao eCAC? Entenda com a gente o que mudou nessa transição, além do que permaneceu igual e o usuário não precisa se preocupar. É importante salientar que os maiores consumidores desse serviço são os possuidores de CNPJ.
Para entender mais sobre o assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.
O que é eCAC?
Afinal, você já ouviu falar sobre eCac? Este é um serviço disponibilizado para pessoas que tem e-CNPJ ou e-CPF e precisam se comunicar com a Receita Federal para saber sobre as suas contribuições e fiscos necessários para se manter em dia com o governo.
Para isso, contudo, é preciso que esse cidadão tenha um certificado digital, que permita o acesso a esses dados e demais contas relacionadas ao e-CNPJ ou e-CPF. Caso ele não tenha, automaticamente estará atuando de maneira indevida no mercado.
Há alguns meses existia um site próprio para o eCAC, porém o Governo Federal decidiu reunir à plataforma da união, sendo preciso apenas um acesso, como mencionamos inicialmente.
O que mudou no acesso eCAC?
Com a mudança de plataforma e integração ao site do Governo Federal, o serviço mudou alguns de seus aspectos e funcionalidades, confundindo aqueles que necessitam da utilização desse serviço com determinada frequência.
Para você que ainda não acompanhou essas alterações, entenda aqui como está funcionando agora e o que é preciso se atentar no instante de acessar.
Autenticação
Em primeiro lugar, a autenticação para entrar na plataforma precisa de informações como CNPJ, CPF e número do certificado digital. Aqueles que acessarem o antigo site do eCAC serão automaticamente redirecionados para a nova opção, no site do Governo Federal.
É importante salientar que a segurança das pessoas que utilizam essas plataformas é garantida com as informações de autenticação. Nunca passe para terceiros numerações importantes como estas, pois elas são fundamentais para utilizar o eCAC.
Selo de confiabilidade de Certificado Digital
Além disso, os certificados digitais que não tiverem o selo de confiabilidade do Governo Federal não serão mais válidos para acesso. Infelizmente muitas empresas estão oferecendo programas de certificação de baixa segurança, sendo necessário ficar atento para evitar problemas.
Por isso, antes de contratar qualquer serviço do tipo, busque saber se a empresa possui o selo de confiabilidade. Ele é de suma importância para fazer o acesso seguro às contribuições governamentais.
Conclusão
As mudanças realizadas na plataforma eCAC vieram como uma forma de aumentar a segurança de todo o processo. Agora os usuários desses serviços terão mais confiabilidade na hora de prestar contas para a Receita Federal, sem medo de invasões e afins.
Para você que curtiu o assunto, continue em nosso blog e acompanhe os próximos posts! Caso preciso de nosso serviços, basta entre em contato. Estamos à disposição para atendê-lo com qualidade, rapidez e segurança.