6 dicas para o planejamento de férias dos seus funcionários
O período de férias é um momento muito aguardado por qualquer trabalhador e, de maneira geral, é visto como sinônimo de descanso e tranquilidade. Entretanto, para que tudo saia como o esperado, é necessário que a gestão de recursos humanos e o setor financeiro das empresas trabalhem de forma coordenada e organizada para que não haja problemas com prazos, datas e valores.
Realizar o planejamento de férias de seus funcionários exige um trabalho minucioso, que deverá seguir determinados passos para que tudo ocorra da melhor forma possível. Por essa razão, separamos 6 dicas que te ajudarão a finalizar esse processo de maneira eficiente e sem problemas. Confira!
1. Conheça as leis trabalhistas
Antes de qualquer iniciativa, é necessário estar a par das novas resoluções previstas em lei através da nova CLT. Agora, o funcionário pode ter suas férias divididas em até 3 períodos durante o ano, contabilizando 30 dias ao total. E, além disso, é da empresa a obrigação de planejar as férias, acordando com o empregado qual o melhor período para isso.
2. Respeite os direitos de seus funcionários
De acordo com a CLT, as férias são um direito adquirido pelo trabalhador após um período de 12 meses de serviços prestados à uma empresa, por isso, este benefício não pode ser retirado. Para que não haja penalização ou prejuízo ao colaborador, é importante acompanhar todo o histórico de férias e tempo de serviço para que não haja problemas posteriores.
3. Mantenha os funcionários informados
Com as recentes mudanças nas leis trabalhistas, é possível que nem todos os empregados estejam cientes delas. Por isso, é obrigação da empresa manter a política de férias expressa para todos os funcionários. Dessa forma, qualquer negociação poderá ser feita de maneira transparente entre empregador e empregado, sem danos a nenhuma das partes.
4. Se organize com antecedência
Compreender as demandas da empresa e manter os direitos trabalhistas de seus funcionários requer planejamento, por isso, analise previamente os meses de maior demanda dentro da empresa, estipule um prazo para que os períodos desejados sejam sinalizados e articule maneiras de não prejudicar o serviço final, mesmo com as férias de seus funcionários.
5. Prepare o resto da equipe
O desfalque de funcionários não deve ser um problema quando o gestor tem tudo sob controle. Portanto, ao realizar o planejamento prévio, certifique-se de não sobrecarregar os demais funcionários com as demandas dos ausentes. Caso o trabalho exercido precise de treinamento, não deixe para realizá-lo em cima da hora, faça com antecedência.
6. Crie um ambiente confortável para os funcionários
O período de férias deve ser encarado com alegria por todos, mesmos aqueles que estejam trabalhando. Para isso, é necessário uma gestão inteligente, que entenda as necessidades de determinados cargos e saiba dividir o trabalho de forma justa. E, caso o volume de trabalho seja pesado, considere a contratação de funcionários temporários.
Esperamos que nossas dicas de planejamento de férias de seus funcionários te ajudem a realizar um gerenciamento favorável para sua empresa e colaboradores, mantendo um alto nível na prestação de serviços.