4 erros comuns para cair na malha fina
É muito comum escutar nos dias de hoje que as pessoas caem na malha fina do imposto de renda. Porém, mesmo que essa seja uma expressão comum, ainda há aqueles que não conhecem por completo e muito menos sabem a motivação que leva a isso.
Por isso, para você que quer saber a relação entre malha fina e o imposto de renda, neste artigo discutiremos sobre isso, além de mostrarmos 4 erros comuns que levam a essa situação e podem complicar a sua vida.
Portanto, continue aqui e entenda sobre o assunto! Boa leitura.
O que é malha fina do imposto de renda?
Em primeiro lugar, para quem não entende sobre o assunto, explicaremos de forma didática o que é o imposto de renda e a famosa expressão malha fina. O primeiro termo diz respeito a uma tributação na qual o cidadão deve pagar uma quantia anual de acordo com os seus gastos e ganhos, sendo um imposto cobrado todos os anos.
A malha fina, em contrapartida, é uma forma popular de se referir a pessoas que foram pegas com erros nessas contas. Independente de qual seja o motivo, ao detectar o problema, o cidadão é obrigado a pagar uma multa com juros.
Quais os erros comuns?
Os erros ao calcular o imposto de renda são muitos e vão além de soma e subtração. A malha fina do Governo Federal é bastante rígida e não permite que nenhum deslize seja cometido, pois caso aconteça, o cidadão irá pagar por isso.
Ou seja, para você que está precisando fazer o seu cálculo anual, veja aqui quais são os erros mais comuns que você precisa tomar cuidado e evitar!
1. Atraso na declaração do imposto de renda
Sem dúvida alguma, um dos maiores erros está no atraso da declaração do imposto de renda. Sim, é possível pagar com atraso! Contudo, as pessoas que cometem esse deslize normalmente deixam informações para trás e consequentemente pulam alguma conta importante. Isso leva, então, para a malha fina.
2. Contador pouco confiável
Outro erro muito comum e que faz as pessoas caírem na malha fina é contratar contadores de pouca confiança. Mesmo que este esteja oferecendo um ótimo valor para realizar o serviço de imposto de renda, se ele cometer algum erro, automaticamente sua vida é prejudicada. Ou seja, somente aceite serviço de pessoas com bons feedbacks e credibilidade no mercado.
3. Omissão de documentos
O maior erro dessa lista está na ocultação de documentos! Muitas pessoas, ao verem a quantia a ser paga para o imposto de renda, decidem omitir algumas notas fiscais para abaixar o valor. Porém, existem pessoas especializadas nesse serviço, que ao descobrirem a sua fraude, vão levá-lo para a malha fina e cobrar custos altíssimos por conta dessa tentativa de falsificação.
4. Não fazer a declaração
Por fim, apesar de parecer um tanto óbvio, é totalmente problemático e errado não fazer a declaração do imposto de renda. Mesmo que você more numa cidade do interior, que haja pouca comunicação, por exemplo, os especialistas conseguirão ter a acesso a suas informações e você poderá cair na malha fina. Ou seja, nunca deixe de cumprir com essa obrigação anual!